O impacto econômico e social nas regiões de atuação das novas Operadoras de óleo & gás onshore

Por Carlos Correa, Augusto Cruz e Eduardo Aragon |


Se num primeiro momento, as operadoras concentraram suas ações em melhoria das instalações, melhoria de processos e mapeamento de riscos e oportunidades, agora, muitas das empresas estão com foco, dentre outros temas estratégicos, na implantação de uma agenda de sustentabilidade e ESG.

Os temas relacionados aos pilares de governança corporativa e meio ambiente, são os mais avançados entre as operadoras, haja vista as exigências de agências reguladoras e do próprio mercado, nacional e internacional.

O pilar social deverá ser o que mais demandará esforços e recursos das empresas de óleo e gás. E é também o que mais chama atenção, haja vista a situação de pobreza em que vivem as comunidades no entorno das operações, que até então eram da Petrobrás.

O desafio das operadoras no campo social será reduzir a pobreza dessas comunidades, promovendo prosperidade econômica, a partir de ações estruturantes e de impacto que sejam sustentáveis e não sustentadas.

Nessa toada, há uma tendência de que haja um impulsionamento das economias locais, em especial dos pequenos negócios, haja vista que as operadoras precisam montar uma base de fornecedores locais para atender às suas inúmeras necessidades.

Segundo dados de mercado, são 7.500 empregos diretos, 37.500 indiretos e 270 mil efeito-renda (investimento ou renda do trabalhador que vai comprar alimentação, saúde, educação, entre outras coisas), incluindo desde a força de trabalho dos campos de produção ao pesquisador de bancada, debruçado em buscar soluções que respondam aos desafios colocados. Somente no ano passado, o setor recolheu R$ 1 bilhão em royalties e participações. Os valores beneficiam União, Estados e Municípios, consequentemente, os pequenos negócios e a população local.

A entrada de novos atores e o fortalecimento de antigos, tornam o momento único e especial com empresas que estão contratando e ativando a economia local.

Como ativar os pequenos negócios nas regiões produtoras em terra

Mapear os negócios já existentes, fomentar a criação de cadeias produtivas e novos empreendimentos, de forma organizada, planejada e estruturada é uma das muitas ações que podem ser estimuladas nas operadoras nesse processo de desenvolvimento territorial.

Importante ressaltar que esses pequenos negócios, existentes ou que serão criados, precisarão ter boas práticas de gestão, sob pena de ficarem de fora do mercado e da cadeia de valor das operadoras, haja vista as regras de compliance das empresas.

Dessa forma, as operadoras de petróleo e gás se constituem em importantes alavancadoras da economia nacional, mormente nas localidades me que atuam, se tornando uma grande oportunidade para os pequenos negócios.

Oportunidades para os pequenos negócios nas comunidades

Mapeamento e análise de oportunidades ligadas à Bioeconomia Circular nos Municípios

Como os temas ligados à bioeconomia e economia circular ainda são muito recentes, alguns Municípios têm dificuldade na identificação de oportunidades que estimulem a criação ou o crescimento de pequenos negócios ligados à sustentabilidade. Esse mapeamento irá confrontar as oportunidades com a disponibilidade de recursos existentes, deixando claro que tipos de negócios devem ser incentivados. Essa identificação facilita a combinação entre o estímulo ao surgimento de pequenas empresas com o combate a questões ambientais que afligem a região.

Exemplos e oportunidades identificadas em municípios:

  • Necessidade de expansão de coleta seletiva;
  • Oportunidades de aproveitamento de resíduos para geração de biogás;
  • Recuperação de biomas (ex: projetos agroflorestais, florestas plantadas) para a prestação de serviços ecossistêmicos (ex: recuperação e conservação de recursos hídricos);
  • Criação de bolsa de resíduos industriais;
  • Criação de mecanismos para incentivar compras públicas de produtos/serviços sustentáveis e locais.

Programa de Educação Ambiental

Capacitação de Professores / multiplicadores para educação de crianças, jovens e membros da comunidade em temas relacionados ao meio ambiente como:

  • Coleta de lixo;
  • Reciclagem;
  • Controle de doenças como a dengue;
  • Saúde e Saneamento;
  • Valorização do uso de água e energia elétrica;
  • Serviços ambientais;
  • Construção de hortas caseiras; e
  •  Biodiversidade, entre outros.