2ª Edição do Sergipe Oil & Gas: Fomentando a Indústria de Petróleo e Gás e Impulsionando o Desenvolvimento Econômico do Estado

Por Eduardo Aragon |


Em mais uma oportunidade de debater assuntos acerca do segmento de petróleo e gás natural, Sergipe recebeu a 2ª edição do ‘Sergipe Oil & Gas’, promovido pelas empresas BrainMarket Inteligência de Mercado e Eolus Consultoria, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O evento, que aconteceu durante os dias 16 e 17 de agosto, no hotel Vidam, em Aracaju, teve como objetivo dar continuidade ao fomento da cadeia produtiva de óleo e gás e na atração de novos negócios para o estado.

Assim como na primeira, esta segunda edição do evento reuniu representantes da administração direta e indireta, agentes do setor energético, empresas do ramo industrial e fornecedoras de bens e serviços de O&G, entidades setoriais, de pesquisa e promoção comercial, fundos de investimentos e startups, que participaram dos debates e tiveram a oportunidade de trocar experiência com os demais participantes.

Durante seu discurso, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, parabenizou os realizadores do evento e pontuou que o petróleo e gás são temas prioritários em sua gestão. “Nós fazemos questão de criar condições de atratividade e competitividade no segmento, como também trabalhamos diuturnamente na atração de indústrias que venham consumir uma parte significativa desse gás, gerando desenvolvimento, emprego e renda para Sergipe. Estamos construindo a infraestrutura, as condições tributárias e de regulação, buscando investidores, e o mais importante: estamos dispostos a fazer acontecer, com auxílio de um povo trabalhador, que, sem dúvidas, estará junto conosco neste objetivo”, disse o governador.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, foi o responsável pela apresentação das oportunidades de investimentos em Sergipe. “Com este momento, temos a oportunidade de dar visibilidade a todo o trabalho que é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Sedetec e demais órgãos, e de mostrar todas as potencialidades que nosso estado oferece neste segmento. É um prazer muito grande participar pela segunda vez deste evento, agora como secretário da pasta do desenvolvimento econômico, e vamos continuar empenhados no crescimento do mercado de petróleo e gás em Sergipe”, informou.

Palestras

A manhã do dia 16/08 foi marcada pelo painel ‘Institucional Regulatório: Onshore no Brasil – Potencial E&P em Sergipe’. A diretora na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo, retratou a atuação da ANP no setor e falou sobre as expectativas das novas fronteiras de exploração. “É preciso ser muito visionário, conhecer muito do setor para enxergar o papel que exerce a reativação das atividades de óleo e gás no Nordeste. Hoje, no Brasil, nós temos no mar significativamente a bacia de Campos e do Espírito Santo, notadamente por conta do pré-sal, e agora nós temos Sergipe-Alagoas, e todos estamos trabalhando no sentido de buscar o alcance de todo o desenvolvimento que virá com essa nova fronteira”, disse.

No mesmo dia ainda foram exibidos painéis com temas extremamente relevantes, como: “O momento especial do setor de óleo e gás no Estado de Sergipe”; “Atração de investimentos e oportunidades para a cadeia produtiva de O&G”; “Perspectivas e desafios para o desenvolvimento da demanda de gás da Região Nordeste”; “Investimentos no estado decorrentes do Sergipe Águas Profundas”, cujas unidades flutuantes FPSO’s já estão em concorrência no mercado; “Investimentos da Carmo Energy no Polo Carmópolis e suas demandas para a cadeia produtiva da região”; e  apresentações de fornecedores e seus portfólios de bens, materiais e serviços.

Já no dia 17 os temas em destaque foram: “Perspectivas e desafios do mercado de gás”; “Estocagem subterrânea de gás”; “Oportunidades para micro e pequenas empresas”; “Capacitação de mão de obra”; “ESG e inovações no setor de O&G”.

Eventos complementares

A programação também trouxe eventos complementares. No dia 15 de agosto, a Agência Reguladora dos Serviços Públicos de Sergipe (Agrese) realizou uma audiência pública nº 002/2023, no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), para o recebimento e discussão de contribuições acerca da alteração do Regulamento dos Serviços Locais de Gás Canalizado do Estado de Sergipe.

Ainda no dia 15, durante a tarde, o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP), instituição vinculada à Universidade Tiradentes (Unit), promoveu visita a suas instalações no campus Farolândia, as instalações da Universidade e do Innovation Center (incubadora). Já no dia 18 de agosto foram realizadas visitas às instalações da Carmo Energy, em Carmópolis, e da Eneva, na Barra dos Coqueiros.