O papel da BrainMarket frente a crise do Novo Coronavírus

Por Carlos Correa, Eduardo Aragon e Manoel Carnaúba |


A BrainMarket, apesar de ser uma empresa jovem, carrega mais de 40 anos de experiência no mercado industrial brasileiro, através de seus sócios, consultores e parceiros. Nos últimos anos, a publicação do “Cenário Macro do Mercado Industrial Brasileiro”, que transfere essa experiência para clientes e parceiros, tem se mostrado um de nossos principais produtos.

O Cenário é elaborado a partir de uma seleção minuciosa e uma análise detalhada dos dados recentes do mercado. É uma publicação atualizada semestralmente que tem auxiliado no planejamento estratégico das empresas que atuam no setor industrial.

Frente a crise gerada pelo Novo Coronavírus e a dificuldade momentânea em se rever projetos de médio e longo prazo, nossos consultores têm conversado (a distância) com diversos empresários e executivos do setor visando entender suas dificuldades e identificar suas expectativas. Após duas semanas nesse movimento, identificamos a necessidade de elaborar um Mini-Cenário, como foco no curtíssimo prazo, que possa apoiar às empresas em seus processos de tomadas de decisão de curto prazo.

O Mini-cenário da BrainMarket, que será publicado mensalmente e distribuído entre as empresas do setor, irá abordar os temas mais prementes que podem impactar as tomadas de decisão das empresas.

Como a velocidade das mudanças em tempos de crise é muito alta, além do Mini-cenário, estamos inaugurando hoje um novo formato para o nosso Blog, publicando, além das notícias já atualizadas diariamente, uma coluna assinada pelos sócios da BrainMarket, que também irá abordar temas relevantes para o setor industrial brasileiro.

Nas conversas que mantivemos nessas duas últimas semanas ficou claro que o setor sofre das mesmas dores que todo o restante dos setores da economia acrescidas de algumas dores particulares, características à prestação de serviços. O Blog pretende colocar luz sobre essas questões.

Nossa intenção com esse novo Blog, além de manter nossos leitores atualizados e levantar questões importantes para o setor, é buscar uma abordagem voltada ao momento de crise com foco nas OPORTUNIDADES que este momento pode trazer.

Na expectativa de estarmos colaborando efetivamente para a recuperação do setor, temos a meta de publicar novos conteúdos periodicamente, pelo menos enquanto durar a crise. E pra ser coerente com a visão de curto prazo que o momento exige, após essa fase iremos reavaliar a manutenção e periodicidade do Blog e se continuaremos ou não com o Mini-cenário. Vai depender de como esses veículos irão repercutir no setor.